Home / Artigos / Técnicas de Negociação 10 Infalíveis.

Técnicas de Negociação 10 Infalíveis.

Técnicas de Negociação 10 Infalíveis.

O objetivo principal deste artigo é orientá-lo através das Técnicas de Negociação as quais produzem resultados positivos e satisfatórios. Através das orientações você descobrirá que o maior segredo na hora de uma negociação nada mais é que, estar atento a tudo, agir com muito profissionalismo e humildade e após isso saberá se realmente está preparado para negociar os serviços ou produtos da empresa de maneira justa.

Técnicas de negociação

O objetivo principal deste artigo é orientá-lo através das técnicas de negociação as quais produzem resultados positivos e satisfatórios. Através das orientações você descobrirá que o maior segredo na hora de uma negociação nada mais é que, estar atento a tudo, agir com muito profissionalismo e humildade e após isso saberá se realmente está preparado para negociar os serviços ou produtos da empresa de maneira justa.

Não pense que somente em ler as técnicas de negociação que daremos a seguir te fará um Expert da área, pois não acontecerá. Para que você aprimore a 1000% sua performance será preciso muito treino, ou seja, você precisará negociar tudo de forma justa mas que você conquiste seus objetivos, aqui vale praticar negociação com colegas de trabalho, clientes que sejam fáceis e principalmente praticar com os clientes considerados difíceis. Então vamos as Técnicas de Negociação dicas de 1 a 10.

  1. Tente negociar tudo: Tudo pode ser negociado? Se você respondeu NÃO informo que você não tem vocação para ser um negociador, agora se você respondeu SIM então é por que tem ciência que um bom negociador concorda que tudo pode ser negociado. Uma negociação não é uma imposição mas sim uma maneira de questionar as veracidades, sempre mostre para a pessoas que você é amigável pois age com assertividade pelo fato de cuidar dos seus interesses e deixa claro para a outra pessoas o que pensa mas sempre com educação.
  2. Seja um bom ouvinte: Você precisa ouvir mais e falar menos, pois aqui você precisa agir como um detetive procurando pontos estratégicos favoráveis para sua negociação. Seu oponente irá te falar tudo, basta você ouvir, não seja ansioso para expor seus pontos de vista caso contrário pode jogar tudo por água abaixo, não interrompa o outro durante sua fala, quanto mais seu oponente falar mais informações você receberá.
  3. Planejamento e estudo: Jamais vá a uma negociação sem estudar e planejar tudo pois você precisa descobrir informações a seu favor. Você sabendo informações como preço, proposta, e opções do oponente você não será pego de surpresa e em contrapartida através do planejamento e estudo que fez o deixará mais tranquilo, firme e confiante diminuindo o stress do momento.
  4. Peça alto x ofereça baixo: Já ouviram a frase quem pede mais, ganha mais? Então, é necessário você saber o momento certo de aumentar ou diminuir seu preço para que possa obter vantagens, logo nem sempre que tem o preço menor é o que ganha. Por isso é indispensável que esteja muito preparado e conhecendo seu oponente. Muitas vezes o cliente não compra o preço ofertado mais sim a sua ousadia e a importância para o relacionamento a longo prazo. Nunca esqueça mesmo pedindo alto ou oferecendo baixo você tem que justificar seu posicionamento valorizando a solução que está sendo oferecida sabendo se diferenciar e somente assim conseguirá exito. Essa dica faz parte das Técnicas de Negociação ninja, considero muito importante.
  5.  Seja paciente: Com o avanço tecnológico e a correria do dia a dia é normal querermos resolver tudo as pressas, mas não esqueça que em muitas vezes as pressa é a inimiga da perfeição. E uma negociação quanto mais usar sua paciência mas possibilidade de obter resultados positivos você terá, use o tempo a seu favor.
  6. Não dê nada de graça: Em uma negociação você não é obrigado a dar alguma coisa para o cliente fechar o negócio, muitas vezes quando você dá aí é que você não obtêm sucesso sabe por quê? simplesmente pelo motivo que as pessoas não costumam agregar valor as coisas que ganham facilmente. Faça uma troca com seu oponente, ao iniciar uma troca usa o termo “SE”, se você fechar o contrato agora vejo a possibilidade de te conceder um desconto de pontualidade.
  7. Cuidado com o ego: O ego por incrível que pareça é o fator que mais prejudica e atrapalha suas negociações. A grande maioria que sai com o ego lá em cima com a sensação de vitória não consegue realmente vencer pelo simples fato do oponente tem uma carta nas mangas, use as concessões para o final e então saia satisfeito principalmente com o seu bolso.
  8. Saiba o momento certo de recusar o acordo: Durante uma negociação em que o negociador conhece muito bem seu ponto de equilíbrio sabe que em alguns momentos é preciso abandonar uma negociação se for necessário, isso pode acontecer quando o outro lado não demonstrar interesse em relação ao que você demonstrou e não deseja ceder.
  9.  Seja flexível: O importante em todas as negociações são as respostas que obteve pelo que você fez, porem se você percebeu que o que está fazendo não está produzindo os resultados desejados chegou então o momento de mudar, seja flexível, mude suas estratégias, use outros caminhos, mas não desista jamais.
  10. Tenha outra alternativa: Já ouviram falar em “plano B”? Você não pode ficar nas mão do seu oponente. Jamais vá a uma negociação se não houver outras alternativas, se seu oponente souber que você não tem alternativas ele irá desequilibrar toda a sua negociação.
Negociar bem você deve usar as Técnicas de Negociação a seu favor a arte e a ciência, pois é fundamental para seu sucesso. Não esqueça nenhuma destas técnicas de negociação já que será fundamental para o êxito, não importa quem esteja negociando com você. Lembre-se bons negociadores estão sempre preparados para o que der e vier levando sempre a sério a sua preparação, já que a falta desta  levará ao fracasso.
O que você achou das Técnicas de Negociação?

About Ramon Luiz

Ramon Luiz, profissional com vasta experiência em vendas e gestão empresarial, desde 1999 trabalhando com marketing no varejo e gestão de empresas, especialista em gestão de times comerciais, vários prêmios conquistados em rede franquias e canais de distribuição. Mais de 25.000 novos clientes conquistados nos últimos 8 anos. Estudioso dedicado de economia, comportamento do consumidor, novos métodos de captação de clientes e novas tecnologias destinadas a vendas.

Check Also

Curso de Robótica Educacional

Visando alcançar um novo público a Microlins lança em Manaus o Curso de Robótica Educacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *