Web mining termo conhecido também como mineração na Web.
A internet é um mundo de dados, pesquisas mostram que mais de 90% destes dados são sujeira ou informações duplicadas, por meio de ferramentas de coletas e filtragem de dados, web mining busca justamente encontrar e modelar informações para resultados satisfatórios. Estas ferramentas extraem dados de links, navegação, dados de páginas na internet e até mesmo estruturação das páginas.
O remarketing é considerado uma ferramenta de trabalho com base em web mining, exemplo: Acesse um site de busca e pesquise sobre lingerie, acesse um site, pronto por onde você navegar na web a partir de então verá anúncios relativos a sua pesquisa e navegação.
Web mining pode ser dividido em três grandes estruturas:
- Web mining do Conteúdo da Web, ou Web Content Mining;
- Web mining da Estrutura da Web, ou Web Structure Mining;
- Web mining dos Registros de Navegação na Web, ou Web Usage Mining.
Conteúdo da Web, ou Web Content Mining;
É método de mineração de conteúdo da internet que tem por processo analisar textos, imagens e outros componentes presentes nos documentos públicados na internete.Esta técnica é essencialmente utilizada como forma de facilitar o acesso ao conteúdo predominantemente desestruturado encontrado nestes tipos de documento. Dentre as principais utilizações, destacam-se a categorização automática das páginas e indexação do conteúdo
Estrutura da Web, ou Web Structure Mining;
Trabalha a interligação das as páginas da web através de seus hiperlinks, metadados e conexões que não são mostradas para usuários da internet. O google é o principal exemplo de ferramenta usada nesta estrutura, associando conteúdo e estrutura para designar a classificação de uma página em seu índice de busca.
Ferramenta que usa a análise dos registros de navegação dos usuários nos documentos da internet. A principal utilização é a descoberta de padrões de navegação que podem ajudar a melhorar a navegabilidade dos sítios publicados. É também uma das técnicas básicas para a implementação do processo de Personalização da Busca, que permite a utilização de um contexto próprio na busca de documentos na internet possibilitando a geração de um resultado personalizado e é a base do novo modelo de busca utilizado pelo Google. Imagine se eu pesquiso no google “bater meta” ele por meio de minhas pesquisas anteriores e navegação tenta associar o melhor resultado para o meu perfil.
Vale lembrar que a distinção entre estas trêss categorias não é totalmente clara, isto é, uma das categorias elas se complementam para uma tomada de decisão inteligente e por fim o gestor deve analisar os dados para atingir seu público alvo.
Veja também: http://batermeta.com.br/frases-motivacionais/
O que você achou de web mining?