Atrair a atenção é o primeiro passo da AIDA, uma estratégia de vendas que vem sendo utilizada há décadas. É importante garantir que sua mensagem chame a atenção das pessoas se você quiser que elas percebam o que você está vendendo. Neste post do blog, vou analisar os diferentes componentes para atrair a atenção e explicar porque eles são partes importantes de sua estratégia de marketing.
Atenção – AIDA
A atenção é o primeiro passo para que as pessoas percebam sua mensagem. Há muitas maneiras de captar a atenção, mas a melhor maneira é chocando, surpreendendo ou surpreendendo as pessoas.
Conscientização
-
A conscientização é o primeiro passo no processo de vendas.
-
A conscientização é muitas vezes o passo mais difícil a ser dado.
-
Você precisa transmitir sua mensagem ao seu público de uma forma que o torne consciente e interessado em saber mais sobre seu produto ou serviço.
-
Também é importante para você como empresário ou comerciante, porque se ninguém sabe sobre seu produto ou serviço, então como eles compram de você? Sem conhecimento não há oportunidade de conversão (ou seja, vendas).
Interesse
O interesse é um dos primeiros passos no modelo da AIDA. Este passo envolve fazer com que seu público se interesse pelo que você tem a oferecer. Isto pode ser feito criando curiosidade, suspense e mistério em torno de seu produto ou serviço para que as pessoas queiram mais informações sobre ele. Você também pode criar interesse, dando-lhes a chance de ganhar algo se eles se inscreverem em uma lista de e-mail ou fizerem uma compra em seu site.
-
Crie curiosidade: Use perguntas como “E se?” ou “Você já se perguntou? Estes tipos de perguntas geram curiosidade porque fazem as pessoas pensarem sobre coisas que normalmente não fazem quando apresentadas com outros tipos de informações como fatos e estatísticas sobre seu produto ou serviço (que abordaremos mais adiante). Por exemplo, se eu estivesse vendendo guloseimas para cães on-line, eu poderia perguntar “O que aconteceria se os cães comessem guloseimas demais”? Isto geraria algum nível de interesse porque a maioria das pessoas ama seus animais de estimação, então elas gostariam de mais informações antes de tomar qualquer decisão a respeito de seu plano de dieta!
Desejo
O cliente deve estar convencido de que o produto o fará feliz, e que vale a pena o dinheiro.
A melhor maneira de garantir isto é certificando-se de que seu público saiba exatamente o que está recebendo antes de comprar qualquer coisa de você. Você pode fazer isso dando-lhes um exemplo ou uma demonstração de como será sua vida depois de usar seu produto ou serviço, para que eles possam ver por si mesmos o quanto suas vidas serão melhores com ele (o que vai voltar a criar desejo). Se alguém não souber o que quer até vê-lo, então mostre-lhe!
Ação
A etapa de ação é o último passo em sua mensagem e é a que o ajudará a atingir seus objetivos. É importante notar que esta etapa pode ser omitida se não se aplicar à sua campanha ou produto em particular, mas ainda é uma boa prática para os marqueteiros incluir uma ação no final de suas mensagens, pois isso os tornará mais propensos a converter visitantes em clientes.
O modelo AIDA funciona bem para a maioria dos tipos de campanhas de marketing, mas também existem outros modelos como CABE (cobertura, oferta, benefício e pedido) que também podem ser úteis dependendo do tipo de produto ou serviço que você está vendendo.
O uso da AIDA pode ajudá-lo a planejar sua mensagem de vendas.
A fórmula AIDA é uma forma de transmitir sua mensagem de uma maneira mais eficaz. É utilizada em marketing, vendas e publicidade e pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio ou organização que queira se comunicar com clientes ou clientes.
A AIDA significa:
-
Atenção
-
Interesse
-
Desejo (ou necessidade)
-
Ação
Conclusão
A AIDA é uma maneira eficaz de planejar e executar sua mensagem de vendas. A fórmula pode ajudá-lo a criar um discurso de vendas persuasivo, assim como aumentar seu envolvimento com o cliente. A chave é entender o que cada etapa da AIDA significa e como ela se aplica ao seu negócio.