Home / Artigos / Superar desmotivação na crise 10 dicas importantes

Superar desmotivação na crise 10 dicas importantes

Superar Desmotivação

Superar Desmotivação

Quem nunca se pegou com pensamentos negativos ou sem expectativas futuras por algum momento, principalmente durante uma crise econômica que agrava a cada dia? Qual o líder que não percebeu a desmotivação de sua equipe em relação a falta de resultados positivos e desejou superar desmotivação na crise?
Um bom gestor, com absoluta certeza, em algum momento do dia ou da noite se pegou em pensamentos em relação a sua equipe e ao que poderia ser feito para mudar a situação atual. Pensando nisso, dispomos de 10 Dicas para superar a desmotivação na crise.desafioO que precisamos saber é que um pensamento negativo por menor que seja quanto mais o temos, mais podemos transformá-lo em uma experiência bastante ruim. As cobranças por bons resultados durante a crise também aumentam, e quem sente primeiro essa pressão são os gestores, líderes e logo em seguida os outros colaboradores, mas é nesse momento que temos a oportunidade de manter o foco e também os pensamentos positivos. Com as 10 dicas para superar a desmotivação na crise ficará claro que não é por que tivemos uma segunda-feira desanimadora que devemos transformar a semana, a quinzena, o mês ou uma temporada inteira desanimada.

Você gestor, líder e colaborador deseja superar esse fantasma da desmotivação que assola a sua equipe ou até mesmo a sua vida pessoal? Há algumas coisas que você pode fazer!

Superar desmotivação na crise

Assim, aqui estão 10 Dicas para superar a desmotivação na crise.

  1. Altere o tom de seus pensamento de negativos para positivos: É muito importante que você saiba a importância dessa mudança em, vez de pensar “Nós teremos um tempo muito difícil e não sabemos como enfrentar!”, passaremos a pensar ” Vamos enfrentar alguns desafios, mais não se preocupem pois juntos somos mais unidos e teremos mais força para encontrar uma solução e assim conquistar tudo o que sempre desejamos”
  2. Mexa-se: Nosso sedentarismo têm um impacto muito grande sobre a nossa mente. Experimente um dia acordar cedo, se exercitar e após ir trabalhar, você vai perceber que o seu dia foi mais produtivo e que aumentou seu ânimo para qualquer atividade que precise fazer. O líder pode experimentar um momento de verdadeira descontração junto com os colaboradores, algo que possa aumentar ainda mais a credibilidade dos funcionários pela empresa e por seu líder.
  3. Faça uma pausa: Pausa??? isso mesmo, PAUSA! Quando perceber que você ou sua equipe desanimou realize uma pausa de 5-15 minutos para quebrar a sequência negativa que o amarra, ou que pode desmoronar sua equipe. Algumas frases motivacionais e de encorajamento ajudaram muito neste momento e trará mais vigor.
  4. Não gaste tempo com pessoas que possa desencorajar você ou sua equipe: Elimine o tempo com aquelas pessoas que só sabem colocar defeitos, desencorajar, puxar você ou a equipe para trás, que não consegue vê coisas boas em absolutamente nada. NÃO ESQUEÇA positividade e negatividade são contagiantes, então sempre opte por pessoas animadas e positivas ao seu redor.
  5. Almoce com pessoas positivas: Ao almoçar com pessoas positivas isso lhe dá mais força para encarar as dificuldade do dia, pois esse positivismo o encorajará. Uma opção é um almoço entre os funcionários para unir todos e manter ainda mais a união e o ânimo de todos.
  6. Aprender algo novo: Por mais que tenhamos bastante conhecimento, aprender algo novo nunca será demais. Leia um livro, faça um curso, são essas aprendizagens que ajuda a quebrar impasses mentais e na maioria das vezes se torna uma experiência muito bastante positiva.
  7. Ajudar ou incentivar alguém: Obtenha sua mente fora de você. Ajudar ou incentivar alguém fará com quê você se sinta bem melhor. As vezes sua equipe está precisando apenas de um incentivo seu para não perder o foco.
  8. Obter alguma ajuda: Por mais conhecimento que você possa ter chega o momento que é necessário pedir ajudar de alguém, seja um conselheiro, um outro profissional para ajudar sua equipe ou um amigo. Saiba sua equipe também precisa de ajuda e sempre, então jamais canse de treinar, motivar, ajudar sua equipe, afinal você é líder e um bom líder é aquele que ajuda e está sempre disponível para sua equipe.
  9. Lembre-se que ninguém é perfeito: Todos sabem que perfeccionismo não é lá uma qualidade como muitos pensam e sim um defeito, porque ninguém é perfeito. Todos somos propícios aos erros, não adianta se debruçar, ficar desanimado por causa do erro cometido. O que pode ser feito ao cometer  erros é apenas aprender com eles e seguir em frente. Não se cobre demais e também não cobre coisas acima do que sua equipe é capaz de realizar e quando errarem mostre onde erraram e ajude-os a seguirem em frente.
  10. Citações positivas: Parece bem simples, mais a importância das citações positivas na vida de qualquer pessoa pode mudar o dia, a semana, a quinzena, o mês a temporada e até mesmo a vida. Coloque citações na tela do computador, na porta do banheiro, mande por mensagem para seus colaboradores, são coisas simples que fazem a diferença.

Cuidado com seus pensamentos, eles se tornam palavras. 
Cuidado com suas palavras, elas se tornam ações. 
Assista suas ações, elas se tornam hábitos. 
Assista seus hábitos, eles se tornam o seu personagem. 
Assistir seu personagem, torna-se o seu destino.

pensamento positivo feliz!

O desânimo é algo que qualquer líder enfrenta, mas não precisa ser fatal! Sempre existe algo que podemos fazer para nos superar e assim conseguir seguir em frente sem perder o foco e a esperança com nosso futuro.

E você aprendeu a superar desmotivação na crise?

Veja também:

Pessoas verdadeiras 10 comportamentos

Os 10 passos para desmotivar uma equipe

About Ramon Luiz

Ramon Luiz, profissional com vasta experiência em vendas e gestão empresarial, desde 1999 trabalhando com marketing no varejo e gestão de empresas, especialista em gestão de times comerciais, vários prêmios conquistados em rede franquias e canais de distribuição. Mais de 25.000 novos clientes conquistados nos últimos 8 anos. Estudioso dedicado de economia, comportamento do consumidor, novos métodos de captação de clientes e novas tecnologias destinadas a vendas.

Check Also

Curso de Robótica Educacional

Visando alcançar um novo público a Microlins lança em Manaus o Curso de Robótica Educacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *