Home / Artigos / Como lidar com o medo de perder o emprego

Como lidar com o medo de perder o emprego

Como lidar com o medo de perder o emprego

Quando entramos em uma organização logo no início é um mar de rosas, tudo é lindo, todo mundo é gentil, mas infelizmente essa onda boa não dura a vida inteira. É ridículo pensar que você, juntamente como outras pessoas não passaram por momentos difíceis dentro das organizações em quê trabalham ou trabalharão. Muitas pessoas, assim como eu e você em algum momento da vida passaram por momentos bons e ruins no ambiente de trabalho, e principalmente tiveram que enfrentar o medo de perder o emprego.

Como lidar com o medo de perder o emprego. Esse medo muitas vezes está associado a pressão constante que sofremos e claro ao medo de perder a única fonte de renda que temos.

medo de perder o emprego

Coisas que fazemos por causa do medo de perder o emprego

Ao ter esse medo muitas vezes não percebemos o quanto podemos afetar nosso relacionamento com as outras pessoas e principalmente com nós mesmos. Abaixo está relacionado alguns sinais de que você está com medo de perder seu emprego:

  1. Você seguiu ordens as quais considera antiéticas e até mesmo imorais, simplesmente pelo fato de não querer aparentar ser a “ovelha negra” da empresa.
  2. Você é puxa-saco (por mais que você negue, isso não importa)
  3. Se abstém da sua sinceridade e de alguma crítica construtiva no ambiente profissional por saber que nada irá mudar ou por não desejar ser rotulado como rebelde.
  4. Esconde sua verdadeira opinião em relação as pessoas que estão acima de você.
  5. Aceita a estupidez de seu chefe com você, afim de não fica mal na empresa.
  6. Costuma aceitar problemas de seu chefe, por mais que saiba que prejudicará seu trabalho.
  7. Você esconde sua verdadeira personalidade no ambiente de trabalho.
  8. Aceita um salário mesmo sabendo que não é proporcional à atividades realizadas e que não conseguirá honrar com suas obrigações.

Como lidar com o medo de perder o emprego

É ruim perder o emprego? O emprego pode não ser uma experiência agradável, então, por que tem que ser humilhante e ruim? É preciso saber que, se você foi demitido provavelmente foi devido a alguma das razões abaixo:

  1. Não se encaixou nos planos da empresa: Haverá outros lugares onde você se ajustará perfeitamente. Quem disse que você era o problema?
  2. Não tem habilidade necessária: existe outros trabalhos os quais suas habilidade serão boas o suficiente.
  3. Você recusou a seguir regras as quais acredita não serem corretas?Isso é bom para você. Se for um lugar onde o que prevalece na gestão de pessoas é o medo, repressão e a falta de confiança, acredite nem todos os lugares são assim.

Como lidar com o medo de perder o emprego

Esse artigo não é para “vítimas”

Que fique bastante claro, se você é uma pessoa preguiçosa, irresponsável, não cumpre seu trabalho como deveria e que muitas vezes foi demitido pelas mesmas razões, pode ter certeza ESSE ARTIGO NÃO É PRA VOCÊ e para ser mais claro, você deve se avaliar  melhor. Escrevo este post para pessoas que honestamente estão 100% focadas, que são responsáveis e comprometidas com seu trabalho e que mesmo assim se sentem frustradas e muitas vezes humilhadas no ambiente de trabalho.

Você pode superar qualquer adversidade

É normal em algum momento da vida sentir insegurança e medo de perder o emprego, mais isso não é o final.

Nós podemos passar por algumas etapas quando enfrentamos uma enorme adversidade, são elas:

  1. Choque: O estado de credibilidade é facilmente absorvido pelas más notícias.
  2. Tristeza: Quando recebemos uma má notícia nos sentimos profundamente triste e bastante preocupados com o que aconteceu.
  3. Culpa: Costumamos nos culpar pelo que aconteceu, choramos e sentimos os piores sentimentos da vida.
  4. Esperança: Percebemos que nossos problemas tem solução e devido essa necessidade de superação acabamos definindo metas para superar todos os obstáculos e adversidades.
  5. Sacrifício: Nossa mente, corpo e alma é dedicado a resolver problemas, e então a nossa esperança começa a tomar forma.
  6. Progresso: A cada avanço alcançado é uma vitória que nos liberta dando uma enorme quantidade de alegria e satisfação pessoal, e onde todos ao nosso redor também ficam cheios de otimismo.
  7. Sendo uma pessoa melhor: Quando superamos e conquistamos algo melhor isso nos torna pessoas melhores. Por quê? Devido o processo que tínhamos que viver, aprendemos apreciar melhor as coisas e então descobrimos o valor e quão difícil as coisas podem se tornar, e que geralmente as pessoas costumam se queixar de situações tão pequenas e insignificantes.

Como lidar com o medo de perder o emprego

É importante poupar dinheiro e ser um bom nisso.
Precisamos nos preparar, ter economias, pois em caso de demissão usaremos o dinheiro guardado até iniciar em outra empresa.
O trabalho que temos não é tudo na vida, a chave secreta é olhar discretamente se você está trabalhando em um lugar em que gosta. O importante é ser feliz no trabalho, se você não quer outro emprego acredito ser importante dedicar algumas horas a mais para o negócio que você sonhou.
Jamais se sinta envergonhado por ter sido demitido, principalmente se a culpa não foi sua. Seja sempre honesto!
Acima de tudo é preciso diminuir o medo de perder o emprego e aumentar a sua felicidade. Não deixe que o medo de perder o emprego atrapalhe sua vida, aja de forma a tornar prazeroso seu trabalho e assim sentirá a sensação de felicidade.
Veja também:
Como vender bem – 5 maneiras de vender bem
PESSOAS VERDADEIRAS 10 COMPORTAMENTOS
10 características de pessoas auto motivadas
Motivação como se manter motivado
Como Conseguir Experiência Profissional
Parábola do Leão que pensava ser uma ovelha
Pessoas inteligentes e preguiçosas são líderes mais eficientes
Transforme os problemas em oportunidades
Comente Como lidar com o medo de perder o emprego:

About Ramon Luiz

Ramon Luiz, profissional com vasta experiência em vendas e gestão empresarial, desde 1999 trabalhando com marketing no varejo e gestão de empresas, especialista em gestão de times comerciais, vários prêmios conquistados em rede franquias e canais de distribuição. Mais de 25.000 novos clientes conquistados nos últimos 8 anos. Estudioso dedicado de economia, comportamento do consumidor, novos métodos de captação de clientes e novas tecnologias destinadas a vendas.

Check Also

Curso de Robótica Educacional

Visando alcançar um novo público a Microlins lança em Manaus o Curso de Robótica Educacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *