Home / Artigos / 10 Maneiras de inspirar sua equipe

10 Maneiras de inspirar sua equipe

Inspirar sua Equipe

10 Maneiras de inspirar sua equipe

Atualmente mais e mais pessoas estão querendo serem ouvidas, querem saber qual a sua importância, tem interesse em saber se suas contribuições estão sendo notadas. Tudo isso não é questão de caprichos ou pura atenção, mas sim por que desejam saber se seu conjunto de habilidades são relevantes, úteis, e que estão fazendo diferença para avançar juntamente com a organização a que servem. A maioria dos funcionários passaram a investir em si mesmos com a preocupação de melhorar suas capacidades, com o objetivo de se ajustarem em suas organizações para assegurar seu futuro.

inspirar sua equipe

Muitos líderes estão tentando fazer com seus funcionários se sintam mais seguros, pois reconhecem que ao perder um bom talento, torna-se difícil e caro a substituição. Os líderes precisam pensar na melhor maneira de como manter sua equipe na pista e sempre animada, precisam mudar, sair das fórmulas tradicionais e sem inspiração.

É muito fácil perceber que muitos líderes estão fora do contato de seus colaboradores, tendo foco unicamente em suas próprias agendas pessoais. Isso é mais evidente em líderes que tentam usar uma abordagem de “one-size-fits-all” para ganhar confiança, construir a lealdade e estimular a equipe e o desempenho individual.

No local de trabalho atualmente fica claro que não existe uma fórmula única para incentivas os funcionários afim de melhorar o desempenho. É preciso maximizar os ingredientes, a fim de criar receitas personalizadas e autênticas, a qual irá proporcionar continuidade a longo prazo e impacto.

É preciso ser mais que um líder é necessário ser um inspirador, aqui estão 10 Maneiras de inspirar sua equipe.

1 – Solução, não apenas de venda

Pare de vender a seus funcionários sobre o porque eles precisam ter um melhor desempenho.

Explique a eles como suas contribuições ajudaram a  resolver os problemas e contribuirão para o avanço da empresa. Qualquer funcionário se torna mais inclinado a virar o jogo quando passam a saber que o seu trabalho adiciona valor a organização. Você pode mostrar a sua equipe o resultado obtido através dos seus esforços. Inspire desempenho, ligando os pontos de esforço dos seus funcionários.

2 – Propósito, não apenas lucro

Os funcionários são inspirados por saberem que seu trabalho faz a diferença para além da rentabilidade.

Todos os colaboradores querem líderes que conseguem vê além do óbvio e olhar com o propósito de criar algo de impacto que possa até mesmo se estender sobre causas da comunidade e até as esferas sociais.

3 – Conheça os ingredientes, não apenas a receita

O segredo dessa receita secreta para conseguir inspirar os funcionários é conhecer os “ingredientes” das pessoas que são inspiradoras. Para as pessoas é importante que seus líderes saibam entender suas competências, aptidões e comportamentos para que possam trabalhar melhor e sempre motivá-los.

Os melhores líderes são treinadores sempre.

Quanto mais tempo passar com seus funcionários melhor.

Já que eles desejam que seus líderes prestem atenção e realmente se preocupem com eles.

Os funcionários se sentem mais inspirados quando percebem que seus líderes tomam algum tempo para conhecê-los e demonstram realmente esse interesse de coração e não como obrigação.

4 – Aprendizagem, não apenas palestras

Os funcionários estão exaustos de ser dito o que fazer.

Eles querem aprender e desejam continuarem relevantes.

Agora se você é um líder que causa medo, lamento dizer, é muito difícil obter pessoas inspiradas em você. Devido a correria, as pessoas não querem mais palestras, elas querem serem treinadas por um líder que está com atenção contínua, pois estão ansiosos para crescer e claro querendo um feedback objetivo.

Forneça boas ferramentar e apoio para que seus funcionários possam executar um bom trabalho. Seja um excelente professor, as pessoas são inspiradas quando a elas forem fornecidas oportunidades de aprendizagem a fazerem coisas novas. Pare de palestra, comece a ensinar.

5 – Inovação, não apenas Ideação

Os funcionários querem criar impacto. Permita-os sujarem as mãos ao participarem de projetos inovadores na sua empresa. Ideação é importante, mais ser parte de uma implementação de ideias pode ser uma oportunidade de crescimento mais significativo e emocionante para seus funcionários que irá inspirá-los a realizar.

Quando dada as ferramentas e os recursos certos, os melhores funcionários se desafiarão a serem mais inovadores. É bom afirmar que os incentivos inspira o desempenho. Concentre-se sempre em dar oportunidades a seus funcionários para elevar seu valor individual. Permita a inovação para inspirar o desempenho.

6 – Significado, não apenas sucesso

Ao ativar os talentos naturais de seus funcionários de forma a torná-los a se sentirem mais responsáveis sobre seu trabalho, você se torna inspirador, se torna algo mais significativo e tem um impacto maravilhoso e mais duradouro. Ao realizar uma nova avaliação de desempenho do empregado,  avalie cada desempenho em duas áreas: sucesso e importância. Você jamais saberá a importância e o significado de desempenho de alguém até medi-lo, e quando o fizer lembre que é  uma forma eficaz para inspirar um desempenho ainda maior.

7 – Propriedade, não apenas prestação de contas

Um componente importante para manter o impulso de desempenho é sempre reforçar a responsabilidade. Quando você dá aos seus empregados “propriedade” no processo de definição de como é imposta a prestação de contas, você inspira confiança assim como o desejo de ir além da chama do dever.

Ao dar propriedade seus funcionários passam a confiar em sua autoridade. Assim você permite que seus liderados tenham a liberdade de conversar com você sobre o que acreditam e qual o melhor interesse da equipe e da organização.

8 – O respeito, não apenas o reconhecimento – inspirar sua equipe

Além do apreço é preciso demonstrar seu respeito e admiração pelo trabalho de seus funcionários.

Lamentavelmente muitas pessoas querem reconhecimento por que esquecem do valor significante do ganhar respeito.

É preciso treinar seus funcionários sobre a importância do respeito e ajudá-los a ganhá-lo. Não esqueça eles são inspirados pelo seu exemplo.

9 – Crescimento pessoal, não apenas responsabilidade

Os líderes devem levar mais tempo para orientar o desenvolvimento e o crescimento do seu empregado.

É importante incentivar oportunidades de Networking e fóruns de desenvolvimento e desempenho.

Se o seu orçamento está curto, vale comprar cópias de algum livro que acredite que ajudará seus funcionários a avançar e crescer em seu trabalho.

10 – Confiança, não apenas transparência – inspirar sua equipe

Quando você confia em alguém, você acredita nele.

As pessoas são altamente inspiradas quando sabem que seus líderes acreditam e confiam em sua capacidade.

Quando existe um chefe que nos passa confiança, ele acaba criando um ambiente que ajuda os funcionários a crescerem e a prosperarem. Inspirar os empregados para executarem atividades de maneira excelente requer um líder que possa ver além do óbvio das pessoas. Ressaltando que a inspiração não vem de algo automático e sim de um comportamento constante, que faz com que seus funcionários sintam-se importantes e saibam que você se importa verdadeiramente com eles.

Seja um líder inspirador e terá sucesso ao inspirar sua equipe pelo exemplo!

10 Maneiras de inspirar sua equipe

Veja também:

Como vender bem – 5 maneiras de vender bem

PESSOAS VERDADEIRAS 10 COMPORTAMENTOS

10 características de pessoas auto motivadas

O que você achou?

Inspirar sua Equipe

About Ramon Luiz

Ramon Luiz, profissional com vasta experiência em vendas e gestão empresarial, desde 1999 trabalhando com marketing no varejo e gestão de empresas, especialista em gestão de times comerciais, vários prêmios conquistados em rede franquias e canais de distribuição. Mais de 25.000 novos clientes conquistados nos últimos 8 anos. Estudioso dedicado de economia, comportamento do consumidor, novos métodos de captação de clientes e novas tecnologias destinadas a vendas.

Check Also

Curso de Robótica Educacional

Visando alcançar um novo público a Microlins lança em Manaus o Curso de Robótica Educacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *