Home / Artigos / Estresse bom X Estresse mau

Estresse bom X Estresse mau

Estresse bom X Estresse mau.

Estresse bom X Estresse mau.

Qual a área que não tem algum tipo de Stress? Em qualquer empresa, qualquer setor sempre terá algum Stress. Algumas vezes mesmo estressados acabamos nos sentindo perfeitamente normais, e outras vezes estar estressado pode até  nos motivar e ajudar na concentração no trabalho, mas em contrapartida não podemos esquecer que se estivermos sobrecarregados não conseguiremos nos concentrar em absolutamente em nada.

estresse stress

Enquanto o estresse afeta muitas pessoas de diferentes maneiras, não podemos esquecer que existe dois tipos de estresse: O estresse benéfico e motivador (estresse bom) e o estresse que causa problemas de ansiedade e outros problemas de saúde (estresse mau). Neste artigo falaremos sobre os benefícios e efeitos colaterais de stress e como saber qual deles está afetando sua vida.

Benefícios 

O stress é uma explosão de energia, as quais em pequenas doses o stress pode oferecer muitas vantagens. O stress pode nos ajudar a enfrentar os desafios diários e nos motivar a alcançar todos os nossos objetivos, além de poder melhorar a memória.

O estresse por ser considerado um sistema de alerta, ele produz uma reação de como devemos reagir mediante a um problema. Quando o cérebro começa a perceber algum tipo de stress, ele começa então a liberar para o corpo adrenalina, noradrenalina e cortisol, criando assim vários tipos de reações, entre elas o aumento da pressão arterial e a frequência cardíaca.

Existe vários benefícios para a saúde com um pouco de stress, alguns pesquisadores acreditam que algum stress ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhora o funcionamento do coração e também chega a proteger o nosso corpo contra algumas infecções. Lembrando que para se obter os benefícios do stress bom o mesmo deve ser moderado.

Efeitos colaterais 

Por mais que o stress possa ser a chave para a sobrevivência, o excesso do mesmo pode ser muito prejudicial. O estresse emocional que é aquele que permanece por semanas e até mesmo por meses, pode enfraquecer bastante nosso sistema imunológico além de causar problemas como pressão alta, depressão, ansiedade e doenças cardíacas. Se por um lado a adrenalina liberada através do estresse moderado ajuda o corpo, por outro lado em um nível de estresse exaustivo esta mesma adrenalina é muito prejudicial para o coração, sendo capaz de alterar as artérias e o modo de regeneração das células.

Se a adrenalina e o cortisol for produzido por longos períodos além de tóxicos pode causar falhas na memória.

Sinais de esforço exagerado

Pode ser difícil dizer quando estamos experimentando o bom ou o mau estresse, mas existem maneiras importantes que nosso corpo nos permite diferenciar qual o tipo de estresse estamos enfrentando. Abaixo estará listado alguns sinais de alerta:

  • Incapacidade de concentração ou de completar tarefas
  • Adoecer com mais frequência
  • Dores no corpo
  • Dores de cabeça
  • Irritabilidade
  • Insônia ou sono excessivo além do normal
  • Mudanças de apetite
  • Sentir-se mais irritado ou ansioso do que o normal

Estar estressado algo inevitável da vida, mas é possível melhorar a maneira como reagir ao estresse e claro evitar ou alterar algumas situações que geram o estresse negativo.

O nível de estresse é relativo, pois depende da capacidade que cada indivíduo tem de responder aos problemas e demandas do dia a dia. É preciso observar as reações do corpo para saber se o estresse é benéfico ou não. Se os sintomas são satisfação e excitação ou falta de memória e fadiga. O problema está na forma que o corpo reage a cada situação.

Em qualquer momento da vida devemos saber lidar com o estresse e evitar que o mesmo possa prejudicar a nossa saúde física e mental.

Para que o estresse não se torne prejudicial a saúde, os níveis de estresse devem ser curtos, nunca longos e duradouros. Como tudo na vida devemos ter equilíbrio e buscar estar atento a qualquer sinal que nossa saúde não está de acordo com o a velocidade que estamos demandando em nosso dia a dia. A vida é feita pra ser vivida de maneira feliz e saudável, você deve aproveitar e curtir o caminho rumo ao seu sucesso buscando evitar qualquer tipo de situação que não lhe traga felicidade e prazer.  Procure dar momentos de prazer e felicidade a sua mente e ao seu corpo.

Bater Meta – Foco, Motivação e Ação

Você pode gostar também?
Como vender bem – 5 maneiras de vender bem
PESSOAS VERDADEIRAS 10 COMPORTAMENTOS
10 características de pessoas auto motivadas
Foco, Motivação e Ação
 

About Ramon Luiz

Ramon Luiz, profissional com vasta experiência em vendas e gestão empresarial, desde 1999 trabalhando com marketing no varejo e gestão de empresas, especialista em gestão de times comerciais, vários prêmios conquistados em rede franquias e canais de distribuição. Mais de 25.000 novos clientes conquistados nos últimos 8 anos. Estudioso dedicado de economia, comportamento do consumidor, novos métodos de captação de clientes e novas tecnologias destinadas a vendas.

Check Also

Curso de Robótica Educacional

Visando alcançar um novo público a Microlins lança em Manaus o Curso de Robótica Educacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *