Home / Artigos / DISTRIBUIÇÃO DA RENDA NA ECONOMIA CAPITALISTA

DISTRIBUIÇÃO DA RENDA NA ECONOMIA CAPITALISTA

DISTRIBUIÇÃO DA RENDA

DISTRIBUIÇÃO DA RENDA NA ECONOMIA CAPITALISTA OU DE MERCADO, DISCUTA OS ASPECTOS ÉTICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS QUE JUSTIFICAM A.

Distribuição da renda das famílias geralmente é mensurada por meio de sensos ou pesquisas de amostragem, estes sensos mostram que no mundo capitalista em qual vivemos maior parte da renda está concentrada na mão de poucas famílias, em países desenvolvidos e principalmente nos subdesenvolvidos há uma grande taxa de concentração de renda.

DISTRIBUIÇÃO DA RENDANo aspecto histórico podemos avaliar que muitas melhorias aconteceram e vem evoluindo nas vidas das pessoas por decorrência da competitividade do capitalismo. Nos primórdios do capitalismo e período ao qual Karl Marx viveu tínhamos as seguintes situações:
• A expectativa de vida era aproximadamente 25 anos;
• A taxa de mortalidade infantil até os 5 anos era superior há 30%;
• A taxa de mortalidade das mulheres durante o parto era 10%;
• A maioria das pessoas tinha enfrentado ou vivenciado doenças terríveis ou inanição;
• Não havia evolução no padrão de vida de uma geração para outra, com exceção dos nobres, as demais pessoas que viviam ao seu redor era para simples subsistência, geração após geração as vezes chegando a séculos.
Tendo em vista as situações vivenciadas antes da evolução do capitalismo até tempos atuais, onde vemos atualmente na média mundial a expectativa de vida da mulher chegando a média mundial de 73 anos. É irrefutável não atribuir ao capitalismo e sua distribuição por mais que não pareça ser ética na visão de alguns autores.
O desenvolvimento da divisão da renda no capitalismo mostra que países com economia de mercado aberta tido como desenvolvidos tem uma melhor repartição da renda e que países menos desenvolvidos tem maior concentração da renda, mais que ao ir evoluindo na questão da industrialização acaba melhorando a distribuição de renda diminuindo a concentração.

DISTRIBUIÇÃO DA RENDA – Veja também Como motivar sua equipe sem gastar dinheiro.

Ao contrário do que afirma o Ivo Tonet “podemos dizer que ética e capitalismo se excluem radicalmente”, não compactuo com está sua afirmativa pois não acredito ser ético uns trabalharem mais que os outros e terem repartição de renda igual, é ético o trabalhador receber pelo seu capital seja ele capital humano, intelectual ou financeiro e não viver às custas de divisão igualitária da renda com menos trabalho ou correndo menor risco que os outros. Considero o capitalismo ético por dar oportunidade a qualquer pessoa chegar ao topo do mundo seja ele uma afro descendente que vem a ser o homem mais poderoso da atualidade (Barack Obama), ou uma pessoa que não tem nem diploma superior e revoluciona na tecnologia se tornando a pessoa mais rica do mundo. Se não tivéssemos a evolução do capitalismo talvez não teríamos nem nascido ou já tivéssemos sido mortos por um utópico socialista que para se manter no poder precisasse mandar executar seus opositores ou quem sabe de alguma doença que a falta de evolução na medicina em países ditos socialistas não conseguem evoluir. O capitalismo traz a oportunidade de tratar os diferentes de maneira diferente, se você é melhor vai evoluir, conseguir ter capital e dar uma melhor qualidade de vida e maior renda para sua família.
A ética autentica é utópica, não importa qual sistema de governo ou mercado sempre vai haver concentração de renda ou de poder. Non intelligo et non credo como em pleno século XXI com todas as provas históricas contemporâneas pessoas ainda venham acreditar em uma sociedade igualitária, com superação da propriedade privada sendo todos sócios. Este discurso será sempre utópico.

O que você achou do artigo DISTRIBUIÇÃO DA RENDA?

5 dicas para ter sucesso no trabalho

About Ramon Luiz

Ramon Luiz, profissional com vasta experiência em vendas e gestão empresarial, desde 1999 trabalhando com marketing no varejo e gestão de empresas, especialista em gestão de times comerciais, vários prêmios conquistados em rede franquias e canais de distribuição. Mais de 25.000 novos clientes conquistados nos últimos 8 anos. Estudioso dedicado de economia, comportamento do consumidor, novos métodos de captação de clientes e novas tecnologias destinadas a vendas.

Check Also

Curso de Robótica Educacional

Visando alcançar um novo público a Microlins lança em Manaus o Curso de Robótica Educacional 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *