Home / Artigos / Corrupção impulsiona economia

Corrupção impulsiona economia

Corrupção impulsiona economia?

Corrupção impulsiona economia

A corrupção pode ser vista como um óleo que lubrifica as engrenagens do Estado e da economia, não pode ser vista 100% como algo negativo, a corrupção também trás seus benefícios a sociedade e crescimento econômico. Quando a corrupção tem um certo controle e limite ela é uma das chaves que favorece o crescimento econômico.

A corrupção facilita processos burocráticos que impedem o rápido desenvolvimento de um negócio e permite o aquecimento da economia, vemos como exemplo grandes obras realizadas no Brasil no período pré copa, sem estás obras a crise teria se agravado antes e não haveria a geração de emprego e renda para os centenas de milhares de brasileiros que trabalharam durante este período.

Pequenos negócios informais só se tornam sustentáveis fugindo da carga tributaria e/ou funcionando em locais não permitidos muitas vezes se faz necessário pagar propina para agentes de fiscalização público.

A corrupção passou a ser fortemente vista como um mal a ser combatido principalmente, após a sociedade conhecer mais profundamente o que acontece no mundo politico por meio da operação Lava Jato. Não somente pela corrupção consumir recursos que poderiam ser usados em áreas como saúde, educação e redução da desigualdade, mas também porque a corrupção favorece certos interesses privados em detrimento do coletivo.

Afirmar que a corrupção impulsiona o crescimento econômico desafia a lógica, estudos já conseguem comprovar que a corrupção não é um impeditivo para o crescimento econômico. No mundo perfeito veremos apenas os efeitos nocivos que a corrupção causa para a sociedade, mas vale ressaltar que não vivemos em um mundo perfeito que seres humanos por natureza são egoístas e possem necessidades infinitas.

Percebemos que no Brasil o grande interesse politico é se manter no poder e isto geralmente é alcançado por meio de caixa 2 de campanha, para gerar esse caixa geralmente é usado contratos fraudulentos em grandes obras com isso a corrupção impulsiona economia.

Grandes obras, geram emprego e renda para população no seu raio demográfico, desenvolvimento pessoal e tecnológico, melhoria da infra-estrutura,..

Vivemos em um espiral onde a corrupção impulsona o desenvolvimento econômico, estados como grandes obras foram os que mais cresceram, temos correlação neste período que o Brasil está parado de grandes investimentos e atingimos altíssimo nível de desemprego e piora na renda do brasileiro.

Então qual sua opinião a corrupção impulsiona a economia?

About Ramon Luiz

Ramon Luiz, profissional com vasta experiência em vendas e gestão empresarial, desde 1999 trabalhando com marketing no varejo e gestão de empresas, especialista em gestão de times comerciais, vários prêmios conquistados em rede franquias e canais de distribuição. Mais de 25.000 novos clientes conquistados nos últimos 8 anos. Estudioso dedicado de economia, comportamento do consumidor, novos métodos de captação de clientes e novas tecnologias destinadas a vendas.

Check Also

Líder de vendas

Líder de vendas. Líder de Vendas – Ou você lidera ou você é liderado. Todas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *